Sobre o Projeto

A Associação de Centros de Ciência e Tecnologia (ASTC), de caráter internacional, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Inhotim – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico considerando o papel chave de centros e museus de ciência na mobilização e engajamento de jovens, lançaram o projeto “Science Centers Engagement and the Rio Summit SCEnaRioS – a science twinning Project Helping youth of the world talk about what matters” CenáRIOs: um projeto para engajar jovens na discussão sobre mudanças climáticas).

Este projeto busca promover o diálogo entre jovens de diferentes países sobre questões socioambientais, relacionadas, principalmente, aos principais temas da “Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20”, que ocorre em junho no Rio de Janeiro.

O Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz está inserido no projeto fazendo par com Moçambiqueque participa com a Escola Secundária “Paulo Samuel Kankhomba”, na cidade de Lichinga (província do Niassa).

Dessa maneira, jovens do Rio de Janeiro (Brasil) e Lichinga (Moçambique) têm a missão de refletir sobre questões essenciais para seu futuro e o futuro do planeta Terra, por meio de projetos que se articulem através de novas tecnologias de comunicação e informação.

Nesse sentido que criamos este espaço virtual, no qual jovens dos dois países podem se conhecer, trocar experiências, informações e refletir sobre como tais mudanças influenciam suas vidas e da população de suas cidades e países.

A “conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20” vem como uma resposta dos chefes de nação aos problemas socioambientais que têm impulsionado mobilizações populares em todo o mundo. No entanto esta conferência de âmbito mundial não possui a lente do cotidiano, ou seja, não se aproxima tanto da realidade vivida por comunidades que experienciam no seu dia a dia o peso de problemas socioambientais, como: escassez de alimentos, falta de água, alterações climáticas; acumulo de resíduos sólidos, violência, dentre outros. Neste espaço observaremos o mundo através da lente do dia a dia de jovens de Rio de Janeiro e de Lichinga. Postaremos pensamentos de jovens que têm o que dizer e sabem o que querem mudar. Traremos a tona os retratos de duas realidades distantes: Rio de Janeiro, um grande centro urbano, e Lichinga, uma cidade majoritariamente rural, e que todavia possuem semelhanças, pautadas essencialmente em sua condição de países periféricos e na alegria, força e esperança de seus jovens.

Para conhecer um pouco mais sobre tais realidades: http://wp.me/P29bUq-1b

Deixe um comentário